InspirarVoce Está comendo Fígado com Jiló em Minas Gerais.
- InspirarVoce Oficial

- 19 de set. de 2023
- 1 min de leitura

Verdade seja dita, o tradicional fígado com jiló de Minas Gerais, não tinha a menor pretensão de se sagrar uma celebridade. Pode-se dizer até que a iguaria surgiu meio que ao acaso em Belo Horizonte, quando juntou-se a fome com a vontade de comer, como diz o provérbio.
Até então improvável, a combinação foi ganhando forma, fama e, com o tempo, seduziu até os mais desconfiados.
Um dos pontos comuns é que o petisco foi criado na década de 60, entre os trabalhadores – fossem tropeiros, carregadores ou açougueiros, a depender de quem conta o causo –, que, famintos, buscavam um prato que pudesse ser preparado rapidamente.
No princípio, a combinação era de “miúdos de porco e jiló”, mas não demorou para que descobrissem que a receita ideal era com o fígado.
A cebola foi logo agregada e pronto: o prato nunca mais mudou – ganhando, no máximo, pimenta biquinho ou tempero à base de alho em alguns dos bares. A popularidade veio quase 20 anos depois da invenção, quando finalmente virou a principal iguaria daqui.
Em uma chapa ou frigideira grossa e bem quente, regue um fio de óleo e frite o fígado até deixar ao ponto. O jiló escorrido entra em seguida, ficando mais 5 minutos no fogo.
Finalmente, quatro cebolas médias picadas em rodelas e cinco dentes de alhos bem picadinhos são acrescentados aos outros ingredientes e só saem da chapa quando murcharem suavemente.
Se desejar dar um toque final, pingue gotas de limão ou vinho de jabuticaba por cima do prato e polvilhe flor de sal defumada com sal a gosto. E bom apetite!







Comentários